Tristeza, Apatia, Irritabilidade....


Tristeza, apatia, irritabilidade, choro frequente, desânimo, pouca energia, desesperança...são alguns dos sinais que indicam depressão.


Existem fatores que contribuem para a depressão, mas nem sempre situações de vida desagradáveis ou adversas produzem depressão. 

O transtorno ocorre quando a pessoa não consegue lidar com os acontecimentos desagradáveis. Isso porque suas experiências de vida formaram conceitos negativos sobre si, sobre os outros (o mundo) e sobre o futuro.

Esses conceitos negativos podem ficar adormecidos até que um estressor os ative, por exemplo, uma situação de fracasso, doença ou perda. A partir daí surgem os sintomas de desmotivação, que são frutos do pessimismo e desesperança que foram apreendidos pela pessoa como forma de lidar com os problemas. Muito frequentemente surgirão a apatia e baixa energia, que são resultados de crenças sobre ser fracassado em todos os esforços que faz.

O deprimido tem tendência a pensar sempre de modo dicotômico, negativo, extremo, categórico. Ou seja, 

"Tudo dá errado pra mim"; "Eu nunca faço nada certo", são exemplos de pensamentos que surgirão em situações de crise e levarão a pessoa à tristeza extrema e outros sinais característicos da depressão.


É muito importante que, ao identificar características desse tipo, a pessoa reveja sua estrutura de pensamento e busque um profissional que possa ajudá-la a reconhecer suas características de saúde e sua capacidade de ter uma vida sem sofrimentos.






Comentários (0)


Deixe um comentário